Pular para o conteúdo

Quem somos nós

A escola

 

A Escola Cooperativa iniciou a suas atividades no dia 24/08/1999 é um estabelecimento de ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, de caráter privado, tem como objetivo maior a formação do educando em sua totalidade, sem discriminação de cor, raça, religião, condição social ou econômica, com a participação ativa dos colegiados. Nas diversas atividades educacionais que integram seu projeto pedagógico, procura, junto aos alunos, estimular o desenvolvimento das diferentes capacidades, promover a autonomia para processar conhecimentos, exercitar o discernimento ético necessário à prática da cidadania consciente e difundir os valores de cooperação e justiça como fundamentais na construção de uma vida social mais digna para todos. Essa formação integral dos alunos é buscada nos diferentes estágios de escolaridade oferecidos: desde a Educação Infantil (Jardim I, Jardim II e Pré) ao Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Os princípios básicos que norteiam a ação pedagógica pressupõem:

1. Que o conhecimento não é objeto de consumo pronto, acabado, imutável;

2. Que é preciso oportunizar situações nas quais os agentes do processo ensino-aprendizagem possam dialogar, duvidar, discutir, compartilhar informações, elaborar hipóteses, de forma a que se possam visualizar as diferenças, as contradições e que se permita espaço para a colaboração mútua e para a criatividade;

3. Que é importante que se aprenda a pensar e a questionar o próprio conhecimento, para se compreender que aprender não é reproduzir verdades alheias, mas sim ter condições para olhar o mundo colhendo dados, interpretando-os, transformando-se e tirando conclusões.

Educação Infantil

A Escola Cooperativa, comprometida com o desenvolvimento pessoal e social da criança de 3 a 6 anos, apresenta um currículo que concebe a criança como possuidora de competências que precisam ser valorizadas, ampliadas e enriquecidas pela escola. As atividades propostas oferecem condições para a promoção da autonomia psicológica da criança e sua inserção social.

Para que possamos viabilizar nossas intenções, o cotidiano da Educação Infantil se estrutura em torno de três eixos complementares: Cuidar, Brincar e Educar.

Os cuidados são essenciais nesta fase e se referem tanto aos cuidados com o corpo, o ambiente, a alimentação, quanto à atenção às necessidades emocionais e sociais da criança. Atitudes de acolhimento e respeito às peculiaridades da criança promovem a passagem de uma dependência absoluta para uma independência relativa, já que nunca seremos totalmente independentes e livres.

Outro aspecto do trabalho se refere ao papel do brincar, do lúdico e do simbólico no cotidiano da escola infantil. Sabemos que a criança pequena processa o mundo e as informações através do brincar. É através desta atividade básica que ela cria, imagina, transforma, transgride. A brincadeira permite conhecer, experimentar, passar do real ao imaginário.

Oferecemos um espaço onde as crianças são acolhidas e livres para brincar, experimentar, criar e principalmente conviver e realizar trocas sociais com seus pares.

Ensino Fundamental

1º A 5º ANO
É através do conteúdo das diferentes áreas de ensino que procuramos desenvolver nos alunos as capacidades intelectuais, o pensamento autônomo, a construção da própria identidade e a consciência crítica, para que possam compreender e participar ativamente da vida social dando continuidade aos seus estudos.

Optamos por uma ação pedagógica que possibilita desenvolver no aluno uma forma de entrar em relação com o conhecimento enfatizando a curiosidade, o questionamento e a reflexão.

6º A 9º ANO
O curso de 6º a 9º ano pretende completar a formação do Ensino Fundamental, integrando o jovem ao seu universo com iniciativa crítica e reflexiva. No significado maior do trabalho com os jovens, quer-se ver o mesmo como ele é: carregado de sonhos, oscilando seu humor, indeciso nas suas escolhas, contraditório na suas posições, frágil e inseguro diante do amanhã, todavia, onipotente no seu querer. É para esta pessoa em construção que a escola reforça e dirige seus propósitos e projetos. Através do trabalho consciente que une currículo e ética, que procura pensar nas dimensões humanas e plurais, despertando no jovem a sensibilidade para atender à necessidade de pensar a Justiça, a Igualdade, a Liberdade, a Humanidade. a Solidariedade, valores universais que levam ao diálogo, que buscam a dignidade humana.

Ensino Médio

O curso de Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) da Escola Cooperativa oferece um ensino inovador, dinâmico e interdisciplinar, que possibilita aos alunos o estabelecimento de relações que desenvolvam uma percepção integrada do conhecimento. A preparação para o vestibular desde a 1ª série é um dos destaques do Ensino Médio, que conta com a seguinte estrutura:

Por formação integral entende-se a vivência constante do conjunto de valores e princípios sobre os quais a escola está assentada, numa discussão/reflexão com direção e sentido sempre voltados para a construção da pessoa, do cidadão e do meio social em que o aluno vive. Na ponta da informação, opta-se pelo cunho generalista do curso, evitando a especialização. Assim se faz, pois é crença da filosofia da Escola Cooperativa de que o jovem e a jovem devem ter a oportunidade de iniciar-se em todos os aspectos do patrimônio científico e cultural acumulado pela humanidade, confirmando assim a preocupação anterior com a formação integral da juventude que lhe é confiada.

Perguntas frequentes

A partir de quantos anos meu filho poderá estudar na escola?

A Escola Cooperativa de Ibiúna atende alunos a partir dos 6 meses.

Quanto custa para meu filho estudar nesta escola?

Para fazer um orçamento, por favor, entre contato conosco através da página “Contato”, com a idade do aluno e período de estudo desejado.

Mais sobre nós

Colaboradores Administrativos

  • Diretor da Escola – João Antonio Aparecido da Silva
  • Coordenadoras E.I. e E.F.1 – Jessica Jackeline Soares dos Santos e Flávia Rahal
  • Coordenador E.F.2 e E.M. – Matheus Ribeiro Zambardino
  • Secretária Administrativa – Milene Aparecida Nunes Correa
  • Secretária Escolar – Ivete Tieko Munakata
  • Auxiliar Administrativo – Gustavo Thadeu de Camargo Domingues
  • Auxiliar Administrativa – Bruna Tainá Sandroni Ferreira
  • Inspetora de Alunos – Selma das Dores Nieri
  • Inspetora de Alunos – Simone Silva Germano
  • Encarregada do Setor de Serviços Gerais – Clarice Maria da Silva Rodrigues
  • Serviços Gerais – Regiane Antonia da Silva Domingues
  • Serviços Gerais – Lidia Yure dos Santos Sugahara
  • Serviços Gerais – Débora Aparecida Vaz
  • Técnica de enfermagem – Vanderleia Maria Pedroso dos Santos

Equipe Docente

  • -Aline Daiane da Silva
  • -Angela Maria Vieira de Moraes
  • -Beatriz da Silva Santos
  • -Benedito Aparecido Godinho Junior
  • -Deise Cavalheiro Henrique Duarte
  • -Deize de Oliveira
  • -Fernanda Keller de Souza
  • -Flávia Aparecida Jorge
  • -Flavia Machado de Oliveira
  • -Francieli Gomes Ferreira
  • -Giovana Alves dos Santos
  • -Gisela Ferreira da Silva Alves
  • -Graziela Pedroso de Oliveira
  • -Graziele Dias de Oliveira
  • -João Antonio Ferreira Filho
  • -Juliana Vieira Ruivo
  • -Kátia Hiromi Horikawa
  • -Leonardo de Albuquerque Ruivo Duarte
  • -Leonardo Tsuyoshi Hashida
  • -Luiz Fernando Domingues Silva
  • -Maria Eliana Agostini de Camargo
  • -Mariana Kaori Ferracini Ito
  • -Matheus Ribeiro Zambardino
  • -Michele Cristina Alves dos Santos Pedroso
  • -Mônica Socorro das Neves Silva
  • -Rafaela de Goes Preto
  • -Rafaela Lemes da Silva
  • -Regiane Lopes Magalhaes
  • -Rosangela Rodrigues de Camargo
  • -Roselene Lucila Alves dos Santos
  • -Samara Augusta Santos de Oliveira
  • -Taine Lima de Oliveira Rossi
  • -Tainara Lanaine Lima de Oliveira
  • -Talita Machado da Cruz
  • -Tamiris Aparecida de Oliveira Santos -Geronimo
  • -Telma Aparecida Domingues de Oliveira
  • -Thais Mazzotti de Oliveira Pires
  • -Thais Ribeiro Angeli Dias
  • -Thiara Silva dos Santos Vieira
  • -Vinicius D Oliveira Silva