Hoje, 15 de outubro, é comemorado novamente o dia dos professores.
Mas, por que foi utilizado a palavra “novamente”?
Acontece que alguns dias atrás, 05 de outubro de 2021, comemoramos o dia mundial dos professores, que foi instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1994, isso porque homenageamos o aniversário da Recomendação da OIT/UNESCO de 1966 relativa ao Estatuto dos Professores. Ela estabelece referências sobre os direitos e as responsabilidades dos professores e alguns padrões para formação e educação inicial. Anos mais tarde, foi aprovado a Recomendação de 1997 da UNESCO relativa ao Estatuto do Pessoal do Ensino Superior , em 1997, para corroborar com a de 1966, pois foram inseridos os docentes e os pesquisadores do ensino superior.
Já o dia oficial dos docentes no Brasil conta com uma história muito interessante, haja vista que aos quinze dias de outubro de 1827 (isso mesmo, durante o Brasil Imperial ), Pedro I oficializou o decreto que criava o Ensino Elementar no Brasil, com o objetivo de que todas as cidades e vilas tivessem as Escolas de Primeiras Letras:
“O conteúdo a ser oferecido pelos professores deveria ser leituras e escritas, operações básicas de aritmética, gramática nacional e os princípios da moral cristã. Apesar deste último quesito, a primeira lei de educação do Brasil visava difundir o conhecimento básico em todos os povoados. Com a adoção do ensino mútuo, oficializado em 1827, esperava-se acelerar a difusão do ensino rapidamente a um maior numero de alunos a baixo custo.” Disponível em https://sites.google.com/site/historiadaeducacaonobr/escolas-de-primeiras-letras
Em 1947, um professor de São Paulo, Salomão Becker, liderou e sugeriu que a data do decreto de 1827 fosse considerado o dia dos professores e em 63, através do ex- Presidente João Goulart, foi considerado, então, um feriado escolar.
Portanto, queremos agradecer a todos os nossos docentes que transformam diariamente a vida de nossos jovens, pois promovem neles o incentivo à ciência e o incentivo aos estudos. Assumiram a árdua, mas prazerosa, missão de ajudar a mudar a sociedade e, mesmo em um período pandêmico, não deixaram de ensinar em nenhum momento. Por isso, somos gratos a todos os professores, pois a cada ser que eles educam, eles encontram uma forma de se eternizar nesses alunos, desejamos que aproveitem muito esse dia e que sempre possam ensinar e aprender muito com o exercício da missão.
Lembrem sempre da frase dita por Samuel Becker, “Professor é profissão. Educador é missão”
Mais informações, podem acessar os sites que seguem:
https://pt.unesco.org/news/dia-mundial-dos-professores
Deixem nos comentários as homenagens para os professores!